Sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, a lei não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.
Hebreus 10;01
A lei não tinha a imagem exata dos bens que ela anunciava. Portanto a Sombra significa os rituais que eram feitos, anunciando algo maior, que estaria por vir.
Por exemplo: os sacrifícios de cordeiros para a Expiação do povo, anunciava a entrega de Jesus como sacrifício eterno, pela redenção da Humanidade.
No tabernáculo haviam 3 ambientes, separados por véus, o qual os Judeus chamavam de : Caminho, Verdade , Vida. Uma representação de Jesus que séculos depois, Disse de Si mesmo: Eu sou o Caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai sem que antes passe por mim.
A circuncisão na antiga aliança, era um ritual, que todo judeu deveria fazer, para que de fato fosse firmado ali uma aliança, e de fato se tornasse povo de Deus.
Quando Jesus veio, encerrou o ritual, a aliança agora é do coração do homem ( Espirito) para com Deus, não mais da carne,
Gálatas 5:6
Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
O que a circuncisão anunciava? Uma aliança eterna com Deus
Quando Jesus veio, a sombra foi abolida, chegou a imagem exata, portanto os rituais pararam em Jesus. Ele cumpriu a Lei., agora a imagem exata chegou. Aleluias.
Sombra dos Bens Futuros – Primícias
As primícias das colheitas, é atuante na lei. Depois da páscoa, no dia seguinte ao sábado, ou seja no Domingo dar-se inicio as colheitas do primeiros grãos, e culmina 50 dias depois, na Festa de Pentecostes onde o povo traz os dízimos das colheitas.
O Ritual das primícias acontece quando os ceifeiros, vai ao campo, abraça um molho de trigo ou cevada, passa a foice na raiz corta-a e leva ao Sacerdote. Em seguida o sacerdote levanta o molho de trigo ao senhor e balança no alto para direita e esquerda. pronto. O ritual está feito.
Neste domingo, é o dia inteiro de festa ninguém trabalha. Porem no dia seguinte, dar-se inicio as colheitas, ou seja a FESTA DE PENTECOSTES.
O ritual das primícias acabou em Jesus, porém o princípio foi estabelecido. Qual é o princípio?? HONRA.
Cada vez que você honra ao Senhor com a sua primícias, é injetado recurso, no Reino, e mais pessoas são alcançadas. O diabo sempre vai querer combater esse aprendizado, porque não é do interesse dele ,que o Reino prospere, e muito menos você.
Quem financia o evangelho é quem ama a Jesus e ama o evangelho. E é do meio desse povo, que Deus levanta outro povo, que tem a revelação, de que as primícias são do Senhor, que Ele é dono de tudo, e oferta para expansão do Reino.
O Princípio da Primogenitura uma sombra
Santifica-me todo primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais, porque meu é. Exodo 13.2
Ser santo, é ser separado para o uso divino. Deus estabeleceu que o primeiro a sair, é consagrado ao Senhor . Ele está dizendo, que se você consagrar o primeiro a Ele, haverá multiplicação.
Assim como existe as leis naturais que regem o mundo, assim também as leis espirituais regem a vida do crente nascido de novo.
Porque o primogênitos deveriam ser consagrados ao Senhor? Porque é o primeiro. E todo Primeiro é de Deus. o primeiro lugar é de Deus.
Na tua vida Deus não vai se encaixar, em outro lugar que não seja o primeiro. Não é porque Deus quer se sentir melhor com isso. Mas porque Deus quer nos abençoar abundantemente. Ele quer fazer você entender que honrá-lo em primeiro, vai fazer com que os benefícios do princípio trabalhe ao seu favor.
Sombra dos bens Futuros nos foi revelado em Cristo. E hoje as primícias, não é mais o molho de trigo, que se levava ao sacerdote, mas é seu rendimento inicial no mês de Janeiro. Quando você receber seu primeiro salário mensal essa é a sua primícias ao Senhor.
De outra forma Deus vai dizer a você o que dar. E para isso ira exigir fé de sua parte, para ofertar. Saiba que ninguém precisa de fé para dá o que sobra.
Asombra dos Bens Futuros – Jesus foi Consagrado ao Senhor
E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
E, cumprindo-se os dias da purificação dela (Maria), segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor
(Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);
Lucas 2:21-23
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:29
Portanto Jesus é o primeiro entre muitos irmãos. E você está entre os muitos irmãos. Ele também é seu irmão mais velho, tem a primazia, a plenitude, a proeminência, é o primeiro em tudo.
Você é Herdeiro de Deus, e coerdeiro com Cristo. Aquele que recebe a mesma herança. O que Jesus recebeu é seus também. Assim Ele entregou tudo. Autoridade, poder e domínio.
Sombra dos bens futuros – Entendendo a Primogenitura
Em suma Primogênito é o que nasce primeiro. Anteriormente, na antiga aliança, o primogênito carregava a benção para a próxima geração, era o direito do primeiro a nascer. Porém Deus mostra algo mais amplo.
Em outras palavras, Primogenitura, mais do que ser o Direito do Primeiro a Nascer, é um estado de Graça diante. de Deus. Além disso para Deus, o primogênito não é necessariamente o primeiro que nasce, mas aquele que Deus escolhe.
Por exemplo, Ismael é o filho mais velho de Abraão. Ele é 12 anos mais velho que Isaque. No entanto Isaque é quem leva a Benção.
Esaú é o Primogênito de Isaque, no entanto se vê que Jacó leva a Benção. O segundo a nascer., e Deus o escolhe para ser o primeiro.
Rubem é o primogênito de Jacó o primeiro a nascer. No entanto vemos que José leva a benção dobrada da primogenitura.
Sabendo isso, as primícias para Deus, não é necessariamente o que você receber primeiro (dos seus rendimentos), pode ser aquilo que o Senhor Deus disser em seu coração.
Deus deu 1 filho a Abraão, e em seguida pede este filho como sacrifício no monte Moriá. Abraão fez a jornada até o monte, certo de que ofereceria Isaque. No seu coração ele crê que Deus vai ressuscitar seu filho.
Com Esta disposição do coração, Deus recebe Isaque, mesmo sem Abraão matá-lo, pois no seu coração Abraão Já o tinha entregue.
Finalmente qual foi o resultado desse entrega?
Deus o Multiplicou grandíssímamente, e da sua descendência saiu Reis e nações, conforme Deus prometeu. Entretanto isto só foi possível porque Abraão Entregou a sua primícias.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Gálatas 3:29
Considerações Finais
Deus é aquele que cumpre sua palavra. Obedeça aos princípios da palavra de Deus. e haverá multiplicação na sua vida. Prospere, para que uma multidão seja alcançada através da sua vida.
Amém.