O Sepultamento de Jesus cumpriu todos os rituais judaicos vigentes na época. Assim podemos inferir que seu corpo foi tratado de acordo com esses costumes, embora a Bíblia não forneça detalhes específicos sobre esse processo.
Sepultamento de Jesus – Lavagem do Corpo
De acordo com os costumes judaicos da época, após a morte de uma pessoa, o corpo seria lavado e purificado antes do sepultamento. Isso era feito como um ato de respeito e honra ao falecido.
Envoltório do Corpo em Lençóis
Após a lavagem, o corpo seria envolto em lençóis limpos ou em um sudário. Nos evangelhos, é mencionado que o corpo de Jesus foi envolvido em linho limpo por José de Arimateia e Nicodemos: “Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como é o costume de sepultar entre os judeus.” (João 19:40)
Unção com Óleos e Especiarias
Antes do sepultamento, era comum ungir o corpo com óleos e especiarias perfumadas. Isso era feito como um ato de honra e respeito. No caso de Jesus, é relatado que Nicodemos trouxe uma mistura de mirra e aloés, cerca de cem libras, para ungir o corpo de Jesus: “Então tomaram o corpo de Jesus e o envolveram em panos com as especiarias, conforme é o costume dos judeus para sepultar.” (João 19:39)
Sepultamento de Jesus – Colocação no Sepulcro
Após a preparação do corpo, ele seria colocado em um sepulcro. Nos evangelhos, é descrito que José de Arimateia, um discípulo de Jesus, colocou o corpo de Jesus em seu próprio sepulcro novo, que ele havia escavado na rocha: “Então José comprou um lençol de linho, e descendo o corpo, o envolveu no lençol, e o depositou em um sepulcro que estava escavado na rocha.” (Mateus 27:59-60)
Selamento do Sepulcro
Após o sepultamento, o sepulcro seria selado com uma pedra grande ou uma pedra rolante. Nos evangelhos, é relatado que uma grande pedra foi rolada para fechar a entrada do sepulcro de Jesus: “José então tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo de linho, e o pôs em seu sepulcro novo, que havia sido escavado na rocha. Depois de fazer rolar uma grande pedra para fechar a entrada do sepulcro, retirou-se.” (Mateus 27:59-60)