Pular para o conteúdo

Primícias

Primícias

Primícias é um principio Espiritual de Honra.. Provérbios 3: 9 diz : honra ao Senhor com Teus bens, e com a Primícias de toda a tua renda. E se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Algumas palavras são destaque neste versículo: Honra, primícias e multiplicação. É a causa e o efeito. A causa é honrar a Deus, e o efeito é a multiplicação.

Portanto, sempre que Deus te falar em dar ofertas, nunca vai ser sobre o bem material, mas será sobre Honrar a Ele em primeiro lugar. Não tem haver com a oferta, tem haver com o ofertante.

Deus não está atrás de ofertas, Ele está em busca de ofertantes fieis que o Honram. Se Deus estivesse interessado somente na oferta, Ele aceitaria qualquer oferta.

Quando olhamos para a Bíblia, veremos que tem ofertas que Deus rejeitou, por que o ofertante não agiu com honra diante dele. Não o colocou em primeiro lugar na sua vida.

Abraão foi um exemplo claro, de um ofertante que honrou a Deus. Mesmo que estivesse sido um pai apaixonado pelo filho Isaque, e sabendo que era o herdeiro da promessa… Quando Deus o pediu como oferta, Abraão não exitou em entregar Isaque.

A Intenção de Deus não era sacrificar o menino, mas sondar o coração de Abraão. De quem era o primeiro lugar na vida de Abraão? De Deus ou de Isaque?

Primícias –  Tem Haver com quem somos

Portanto Primícias é uma forma de honrar a Deus. E não tem haver com o que nós podemos ter ou podemos dar, Tem haver com Aquilo que nós somos. Deus dá essas instruções por causa de quem nós somos.

Nós somo seus filhos. Somos seu povo. Primícias é um princípio eterno, e Deus quer que andemos nele, por causa de quem nós somos.

 

 Primícias – Quem somos?

Somos o Povo de Deus. Propriedade Exclusiva Dele.

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

Apocalipse 21:3

Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Apocalipse 21:7

Portanto por conta de quem você é, existem instruções e princípios, e, é necessário viver a luz deles. por causa de quem você é, Deus espera de você, o que ele não espera dos ímpios.

A Bíblia fala mais de posses, riquezas, prosperidade do que de salvador e Fé. Se Deus deu tanta importância a esse tema, nós também devemos dar. Porém isso não quer dizer que Deus está valorizando mais as riquezas do que as pessoas.

É assim, porque Deus quer regular a nossa relação com o dinheiro e as riquezas. Ele sabe que esse assunto é sensível e tem desviado muitas pessoas sem entendimento, do verdadeiro propósito das riquezas.

A única coisa que disputa o lugar de Deus, e que Jesus deu-lhe uma personalidade, e o chamou de Mamon, é as riquezas. Existem pessoas que deixam de servir a Deus, por causa das riquezas. Não é errado possuir riquezas, errado é as riquezas possuir as pessoas..

Tudo que você for fazer para Deus tem que ser por honra, se não for por honra, melhor não fazer.

Dinheiro Revela quem de fato você é

³¹ Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 6:32,33

Buscar ao Senhor em primeiro Lugar é um estilo de vida diferente dos gentios, que andam inquietos e preocupados. Devemos buscar ao Senhor em primeiro lugar, por causa de quem somos. Somos seu povo escolhido.

Primícias é honrar a Deus e sempre coloca-lo em primeiro lugar na nossa vida. Fazendo assim, ele nos abençoa e supre todas as nossas necessidades.

A forma de Deus fazer você prosperar, não é correndo atrás de riquezas. É colocando Ele em primeiro lugar. Deus não está procurando honra, mas ele deseja encontrar quem o Honre. para fazer essa pessoa prosperar. Portanto mesmo que você não o coloque em primeiro lugar, Deus sempre será o primeiro. E dono de tudo.

Primícias – O Princípio Espiritual e quem somos

Existem princípios Espirituais, que, quando operamos de acordo com eles, colhemos dos seus resultados, porque Deus sempre vai querer nos abençoar o máximo que ele pode. Porém se o princípio espiritual for violado ,Ele fica impedido de nos abençoar.

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

Êxodo 19:5 ( Antiga Aliança)

É um privilégio sermos propriedade particular do Deus criador de todas as coisas. é um privilégio poder servir ao Senhor com as riquezas que Ele mesmo nos deu. Além disso é um privilégio contribuir para o avanço do Reino de Deus.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

1 Pedro 2:9 e 10 ( Nova Aliança)

Entendemos que porque somos povo de Deus, escolhidos e separados por Ele, devemos colocá-lo em primeiro na nossa vida. Não vivemos segundo as instruções desse mundo, mas segundo os princípios determinado por nosso Deus. E Assim é por causa de quem nós somos.

Apresentação

 Primícias segundo a Bíblia, abordando seu significado e algumas referências bíblicas:

Características Primícias
Definição As primícias referem-se aos primeiros frutos ou a porção inicial de uma colheita, oferecidos a Deus como uma expressão de gratidão e reconhecimento pela provisão divina.
Significado Espiritual 1. Dedicação e Reconhecimento: Ao oferecer as primícias, expressamos nossa dedicação a Deus e reconhecemos que tudo provém d’Ele. (Provérbios 3:9-10).
  2. Confiança na Provisão Divina: Ao ofertar os primeiros frutos, demonstramos nossa confiança na contínua provisão de Deus em nossas vidas. (Êxodo 23:16).
Referências Bíblicas 1. Provérbios 3:9-10: “Honra ao Senhor com os teus bens e com a primícia de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”
  2. Êxodo 23:16: “Também a festa da sega, as primícias das tuas obras, que houveres semeado no campo; e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido o fruto do teu trabalho do campo.”

As primícias, além de representarem uma prática agrícola na antiguidade, possuem profundo significado espiritual na Bíblia. Elas não apenas simbolizam gratidão e reconhecimento, mas também refletem a confiança na contínua provisão divina. As referências bíblicas destacam a importância de honrar a Deus com os primeiros frutos de todo nosso trabalho. 

Ouça o audio através do youtube