Pular para o conteúdo

O Sangue de Jesus – Eficácia das 7 Provisões

O Sangue de Jesus

O amor de Deus é revelado no preço que Ele estava disposto a pagar para redimir cada um de nós. O preço foi o precioso sangue de Jesus. Nas escrituras do Antigo Testamento Deus havia predito o derramamento do sangue de Jesus. E na cerimônia do dia da expiação registrada em Levítico 16, Deus havia predito que haveria uma aspersão sete vezes maior do precioso sangue de Jesus.

Em primeiro lugar, no Jardim do Getsêmani, enquanto Jesus orava em agonia, seu suor caiu com grandes gotas de sangue no chão. Então, quando o levaram para a casa do sumo sacerdote e começaram a abusar dele, eles bateram em seu rosto. E o que se seguiu foi pior. Pilatos o mandou ser açoitado e eles usaram tiras nas quais estavam encrustados pedaços de osso e metal.

Assim, quando as correias caíam nas costas de Jesus, elas literalmente rasgavam a sua carne. E então, em zombaria porque ele afirmava ser rei, colocaram uma coroa de espinhos nele. Se você for a Israel, poderá ver os mesmos espinhos hoje.

Eles são longos, extremamente duros e tremendamente afiados. Colocaram isso em sua cabeça e então bateram em sua cabeça, pressionando os espinhos em seu couro cabeludo, fazendo com que o sangue jorrasse e escorresse por seu rosto e coagulasse em sua barba.

Profeticamente, em Isaías 52, Isaías estava prevendo isso. Ele disse que seu rosto estava desfigurado mais do que o de qualquer homem. Uma das traduções modernas diz que ele perdeu a aparência de um ser humano. E então, eles o pregaram na cruz e pregaram os pregos em suas mãos e pés. E finalmente, depois que ele morreu, um soldado enfiou uma lança em seu lado, na área do coração, e sangue e água jorraram.

Então, essa é a aspersão que foi predita na cerimônia do dia da expiação. Em Levítico 17:11 o Senhor diz que a vida e a alma de toda a carne está no sangue. Ele diz: “Eu entreguei a vocês sobre o altar para fazer expiação por suas almas”. Essa é outra das surpreendentes profecias do Antigo Testamento.

Não era apenas um regulamento sobre se os israelitas deveriam comer alimentos com ou sem sangue, mas era uma predição da Cruz. A vida ou alma de toda a carne está no sangue e eu dei a vocês no Altar do Calvário para fazer expiação por suas almas. E então, em Isaías 53:12, no grande quadro profético da expiação, Isaías diz que ele derramou sua alma até a morte e como ele fez isso? em seu sangue!

A alma está no sangue e Jesus derramou sua alma como oferta pelo pecado por toda a raça humana. A alma dele tomou o lugar da sua alma e da minha alma. Ele se tornou a oferta final pelo pecado.

Vamos aprender a como se apropriar do sangue de Jesus. Como obter todos os efeitos do sangue de Jesus operando em sua vida.

Vencendo satanás pelo sangue de jesus

Vencendo Satanás pelo sangue do Cordeiro

Apocalipse capítulo 12: 11 está falando sobre  um grande conflito do fim dos tempos que se aproxima no final da era atual. Um conflito em que o céu e a terra estão envolvidos, os anjos de Deus estão envolvidos, Satanás e seus anjos estão envolvidos, e todo o povo de Deus na terra está envolvido. Graças a Deus que a vitória vai para Deus e para o seu povo. Esta passagem descreve como o povo de Deus na Terra venceu.

 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

O que é dito? “Eles o venceram.” Quem são eles? São pessoas como eu e você, crentes em Cristo Jesus. Quem é ele? Satanás.

Como eles o venceram? Pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho. E também acrescenta que tipo de pessoas eles eram. Eles não amaram suas vidas até a morte.  Estavam totalmente empenhados. E esse é o único tipo de cristão que assusta Satanás: cristãos totalmente comprometidos.

Quando diz que eles não amaram suas vidas até a morte, o que isso significa? Bem, isso significa que para eles permanecerem vivos não era a prioridade número um. A prioridade número um, era fazer a vontade de Deus. Quer permanecerem vivos ou não, ficar vivo não era a coisa mais importante para eles. O mais importante era ser fiel ao Senhor e fazer a sua vontade.

Falando sobre ser soldados no exército do Senhor, acho que muitos de nós temos uma ideia muito vaga e bastante sentimental sobre o o que é ser um soldado. Nenhum soldado jamais se juntou a um exército com a condição de não ser morto. Sempre que um soldado se junta a um exército, um dos seus compromissos é: Irei até as ultimas consequências.

E é exatamente o mesmo no exército do Senhor. Você não tem garantia de que não terá que sacrificar sua vida. As pessoas que Satanás teme são aquelas que não têm medo de dar a sua vida. Afinal, a vida é comparativamente breve, não vai durar para sempre.

Há uma declaração maravilhosa em 1 João 2:17: “O mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

Quando você une a sua vontade com a vontade de Deus em total comprometimento, você se torna inafundável, você é incrível, você é inabalável. Você está tão certo quanto a vontade de Deus. Quando se identifica com a vontade de Deus, viver ou morrer é de importância secundária, mas você não pode ser derrotado.

O  que significa vencer Satanás pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do nosso testemunho? Este é um dos preciosos tesouros da verdade de Deus. Não existe valor monetário igual ao valor desta verdade.

“Vencemos Satanás quando testemunhamos pessoalmente o que a palavra de Deus diz que o sangue de Jesus fez por nós.”

Vamos aprender exatamente como fazer isso, mas quero pegar primeiro um exemplo do Antigo Testamento. Quero dar um exemplo das cerimônias da Páscoa registradas no capítulo 12 de Êxodo.

Nessa cerimônia, Deus, através do sacrifício de um Cordeiro Pascal, proporcionou proteção total a todo o povo de Israel. Mas eles tiveram que fazer certas coisas com o cordeiro e com o seu sangue para garantir essa proteção.

1 Coríntios 5. Diz isto: “Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós”. Em outras palavras, o que Paulo está dizendo é que a Páscoa do Antigo Testamento no Egito foi apenas um quadro profético, uma prévia do que seria realizado pela morte sacrificial de Jesus na cruz. Cristo é a verdadeira Páscoa. É o seu sangue, e não o sangue do cordeiro Pascal, que finalmente nos assegura a redenção eterna.

Contudo, a forma como Israel foi instruído a aplicar o sangue do cordeiro é um padrão maravilhoso para nós. Êxodo 12: 21 ao 23.

Aplicando o Sangue do Cordeiro

Então Moisés chamou todos os anciãos de Israel e disse-lhes: “Escolham e tomem Cordeiros para vocês, segundo suas famílias, e matem o Cordeiro Pascal. E tomarás um feixe de hissopo, molhá-lo no sangue que está na bacia, e baterás na verga e nas ombreiras da porta o sangue que está na bacia; e nenhum de vocês sairá da porta de sua casa até pela manhã. Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; e quando ele vir o sangue na verga e nas duas ombreiras, o Senhor passará por cima da porta e não permitirá que o Destruidor entre em suas casas para ferir vocês”.

E é por isso que é chamada de Páscoa, porque o Senhor disse que passaria pela porta que estava protegida pelo sangue do cordeiro. Agora vamos considerar o que eles tiveram que fazer em determinado momento. Cada pai teve que escolher um Cordeiro do tamanho adequado para sua família, e então eles tiveram que sacrificá-lo e pegar seu sangue em uma bacia. Seu sangue era muito precioso; nada disso deveria ser derramado no chão.

Agora, o cordeiro foi morto, o sangue estava na bacia. Era meio de proteção, mas na bacia o sangue  não protegia uma única pessoa. Eles foram obrigados a transferir o sangue da bacia para as portas de suas casas e espalhar ou polvilhar na verga e nas duas laterais, mas nunca no limiar. Ninguém jamais deveria andar sobre o sangue. Todo o destino de Israel dependia de levar o sangue da bacia até a porta. Como eles deveriam fazer isso?

Deus disse: “Você pegará um punhado de hissopo, o hissopo é uma espécie de erva daninha que cresce em todo o Oriente Médio. Arranque esse monte de hissopo. Mergulhe o hissopo no sangue da bacia e borrife o sangue na porta com o hissopo”. Assim, o hissopo, que era uma coisa muito humilde e em certo sentido sem importância, tornou-se, no entanto, essencial para a salvação de Israel.

E então Deus exigiu mais uma coisa. Ele disse: “Quando esse sangue for aspergido na porta, você tem que ficar dentro de casa, não saia. Porque quando você sai do sangue, você não está protegido”.

1 Pedro 1: 1 e 2. Esta é a saudação de Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da dispersão, no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Agora, eis como os descreve: eleitos ou escolhidos segundo a preciação de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo.

Observe o que vem antes da aspersão: obediência. O sangue não é aspergido sobre os desobedientes. Não adiantou a ninguém que desobedeceu e saiu de casa. Portanto, tenha em mente que, embora haja proteção perfeita no sangue, é apenas para os obedientes. Agora, voltemos à cerimônia da Páscoa.

O sangue estava na bacia, tinha que ser transferido para casa. Eles arrancaram um punhado de hissopo e mergulharam no sangue, e então espalharam na porta. Eles estavam seguros. Agora, Paulo diz que Cristo é a nossa Páscoa, que foi sacrificado por nós.

Para usar os termos da analogia, o sangue está na bacia, mas o sangue na bacia não protege ninguém. Temos hoje  a mesma situação que Israel. Temos que levar o sangue da bacia até o lugar onde moramos. Então, estaremos protegidos, desde que sejamos obedientes. Então, a questão é: como levar o sangue da bacia, o sangue de Jesus, para o lugar onde moramos?

Agora, voltamos para Apocalipse, Capítulo 12:11. Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho. Você se lembra do que dissemos? Vencemos Satanás quando testemunhamos pessoalmente o que a palavra de Deus diz que o sangue de Jesus fez por nós.

O que leva o sangue da bacia até onde moramos?  Nosso testemunho. Isso mesmo, o testemunho é uma coisa muito simples, é apenas dizer algumas palavras de acordo com as Escrituras. É como o pequeno hissopo, mas nos salva, é a nossa proteção.  Quero enfatizar  para você aqui a importância do seu testemunho.

Outra escritura  que está intimamente relacionada em Hebreus, Capítulo 3, Versículo 1. Portanto, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai Cristo Jesus, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.

O escritor de Hebreus chama Jesus de sumo sacerdote da nossa confissão. Você sabe o que é confissão? Confissão significa literalmente dizer o mesmo que. Portanto, para nós, como crentes na Bíblia e em Jesus Cristo, confissão significa que dizemos com a nossa boca o mesmo que Deus diz na sua palavra. Fazemos com que as palavras da nossa boca concordem com a palavra de Deus. E Jesus é o sumo sacerdote da nossa confissão.

Jesus o sumo sacerdote da nossa confissão

Jesus O Sumo Sacerdote da nossa Confissão

Sem confissão, sem sumo sacerdote. Ele só pode defender você quando fizer a confissão certa. Portanto, quer você chame isso de testemunho ou de confissão, é absolutamente indispensável que você receba a salvação de Deus. Jesus disse que, pelas suas palavras, você será justificado, e pelas suas palavras, você será condenado.

Você decide seu destino pelas palavras que fala. Tiago disse: a língua é como o leme de um navio. É uma parte muito pequena do navio, mas determina exatamente para onde o navio irá. E determinamos o curso de nossas vidas pela maneira como usamos a língua.

Você pode dizer a coisa certa e fazer com que as palavras da sua boca concordem com a palavra de Deus, ou você pode dizer a coisa errada e fazer com que sua vida saia do rumo. E você chegará em segurança ao porto.

Provisão do sangue de Jesus: Limpeza

Primeira João, Capítulo 1, e o Versículo 7. Mas, se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Agora, na língua original, todos os verbos nesse Versículo estão no presente contínuo. E isso significa que, se continuarmos andando na luz, continuaremos a ter comunhão uns com os outros.

Observe que a evidência de que você está andando na luz é que você tem comunhão, e se você sair da comunhão, você sairá da luz. E se você sair da luz, o sangue não limpa no escuro. Isso é um fato tremendamente importante: o sangue não limpa no escuro.

Se continuarmos andando na luz, continuaremos a ter comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica continuamente de todo pecado. É uma provisão contínua. Não importa onde estejamos, se estivermos na luz, podemos estar nas circunstâncias mais contaminantes, podemos estar entre as pessoas mais perversas, pode haver inúmeras pressões malignas contra nós. Mas, enquanto estivermos andando na luz, o sangue estará continuamente nos purificando de todo pecado.

Salmo 51, é o grande Salmo de Davi, depois de ter sido condenado por seus dois terríveis pecados: o adultério e o homicídio. Voltou-se para Deus com seu tremendo grito de arrependimento e pedido de misericórdia. Não podemos entrar em detalhes, mas vamos apenas dar uma olhada no que ele diz no Versículo 7:

Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. E você percebe o uso da palavra hissopo. O que ele tinha em mente? A Páscoa. O que ele estava pensando? O sangue.

Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. Que privilégio é saber para onde ir quando você é culpado. Enquanto ando na luz, o sangue de Jesus me purifica agora e continuamente de todo pecado.

Provisão do Sangue de Jesus: Justificação

Justificação é uma palavra teológica que perturba algumas pessoas. A palavra grega, em sua forma básica, significa tornar justo, mas tem muitos tons diferentes de significado. Vamos primeiro à escritura, que é Romanos, Capítulo 5, Versículo 9. Muito mais então, agora que fomos justificados pelo seu sangue, o sangue de Jesus, seremos por ele salvos da ira.

Então, fomos justificados pelo seu sangue. Mostrarei um exemplo: Você está sendo julgado em um tribunal por um crime capital. Sua vida está em jogo, e então sai o veredicto: inocente.

Isso é justificação. Você foi absolvido. Você foi considerado justo, com a justiça de Jesus Cristo. Não com a sua própria, mas com a justiça de Jesus Cristo. Mas também significa que você foi feito justo. Tem todos esses significados: absolvido, inocente, considerado justo, tornado justo.

Estou justificado. Significa como se nunca tivesse pecado. Porque fui justificado com a justiça de Jesus Cristo. Ele nunca pecou, ele não tinha culpa, ele não tinha passado para ser encoberto.

Veja, sua própria justiça nunca o levará ao céu. Isaías diz que todas as nossas justiças são como trapos imundos. Mas deixe esses trapos imundos irem, e deixe o sangue de Jesus transmitir a você a justiça de Jesus. Então, o Diabo não tem como acusar você. Há uma escritura em Isaías 61. Isaías 61, Versículo 10. Eu me alegrarei muito no Senhor, minha alma se alegrará em meu Deus, pois ele me vestiu com as vestes da salvação e me cobriu com o manto da justiça.

Você obtém duas coisas: salvação e justiça quando você confia em Jesus Cristo e em seu sacrifício em seu favor. Você será vestido com as vestes da salvação. Isso não para por aí. Você estará coberto com o manto da justiça. Outra tradução diz: ele me envolveu com o manto da justiça. Você estará totalmente coberto pela justiça de Jesus Cristo.

O Diabo não tem nada que possa dizer contra você. Se ele lhe disser que você fez muitas coisas erradas, você sabe o que fazer. Concorde com ele, diga: “Você está certo, Satanás, mas tudo isso ficou no passado, e estou vestido com a justiça de Jesus Cristo.”

Provisão do Sangue de Jesus: Santificação

Hebreus, Capítulo 13, e o Versículo 12. Hebreus 13, 12. Por isso, também Jesus, para santificar o povo com o seu próprio sangue, sofreu fora da porta da cidade. Agora, santificar, no original, está diretamente relacionado à palavra para a santidade. Na verdade, santificado é a mesma palavra: santo.

Então, santificar é ser santo.  No capítulo 12 de Hebreus, bem, podemos ler isso por um momento, falando sobre o castigo de Deus. Diz em Hebreus 12:11 que nossos pais humanos nos castigaram por um curto período de nossas vidas, de acordo com o seu melhor julgamento.

Mas Deus faz isso de uma maneira diferente. Hebreus 12:10. Porque eles, na verdade, que são pais humanos, por alguns dias nos castigaram como lhes parecia melhor, mas ele, para nosso proveito, para que fôssemos participantes da sua…

Observe, não mais a nossa santidade do que a nossa justiça, mas a santidade dele, como participamos da sua santidade através do sangue de Jesus. Então, Jesus, para santificar o povo com seu próprio sangue, sofreu fora da porta da cidade. Deixe-me tentar mostrar como você aplica essa operação do sangue através do sangue de Jesus.

“Já separados do pecado, separados para Deus, santificados pela saúde de Deus,  sou santificado, sou santo, separado para Deus, separado do pecado, santificado com a santidade de Deus.  Agora você acabou de mergulhar o hissopo na bacia e borrifar sobre você, com a sua confissão.

 Provisão do Sangue de jesus: Vida

Levítico 17:11 – Pois a vida da carne está no sangue; e eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” Então, a vida de Deus está no sangue de Jesus, a própria vida de Deus, a vida do Criador.

Nossas mentes humanas não têm como calcular o potencial dessa afirmação, porque o Criador é infinitamente maior do que tudo o que ele criou. Todo o universo criado é apenas um estalar de dedos.

Se pudéssemos entender o que está no sangue de Jesus, eu diria que há mais poder em uma gota do sangue de Jesus do que em todo o reino de Satanás, porque temos a vida eterna, incriada e imensurável do próprio Deus, uma vida que existia antes de qualquer coisa ser criada. No sangue de Jesus, com isso em mente, vamos voltar para João, Capítulo 6.

João 6, e vamos ler do versículo 53 ao 57: “João 6:53 – Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim quem de mim se alimenta também viverá por mim.”

Vamos dar uma olhada em 1 Coríntios, Capítulo 10, por um momento, Versículo 16: “O cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” E então ele continua no Capítulo 11 e ele os lembra da maneira como a ceia do Senhor foi instituída nos Versículos 23 e os seguintes.

Ele diz: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei, que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo:

Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.”

Provisão do Sangue de Jesus: Intercessão

Hebreus 12:22 – “Quero que você perceba o tempo tenso. Começa com as palavras: ‘Nós viemos’. Não ‘iremos’, no espírito, não na carne, mas no espírito, nós viemos. Chegamos ao Monte Sião, esse é o número um. Número dois, a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial. Não a Jerusalém terrena, mas a Jerusalém celestial. Número três, uma incontável companhia de anjos. Prefiro a tradução que diz: ‘um arranjo festivo’.

NVI diz: ‘um incontável grupo de anjos em traje festivo’. Eles vestiram suas melhores roupas para nosso benefício.  um incontável grupo de anjos em traje festivo. A igreja dos primogênitos registrados no céu, aqueles que nasceram de novo, cujos nomes estão escritos no céu. Deus, o juiz de todos.

Aos espíritos dos justos aperfeiçoados. Acredito que seja os santos do Antigo Testamento, através de uma caminhada de fé ao longo da vida, alcançaram o que alcançamos através do Novo Nascimento. O que não alcançamos através do Novo Nascimento, o que nos é dado através do Novo Nascimento.

A Jesus, o Mediador da Nova Aliança. É por isso que podemos estar lá. Se fosse apenas Deus o juiz, nunca chegaríamos lá. Mas Deus, como juiz, também Jesus, o Mediador da Nova Aliança. E finalmente, o sangue da aspersão, que fala coisas melhores do que o de Abel.

O sangue aspergido de Jesus, que fala em nosso favor no céu, contrasta com o sangue de Abel. Existem três pontos principais de contraste: o sangue de Abel foi derramado contra a sua vontade, Jesus voluntariamente deu seu sangue; o sangue de Abel foi aspergido na terra, o sangue de Jesus é aspergido no santo dos santos; o sangue de Abel clamava por vingança, o sangue de Jesus implora por misericórdia.

Hebreus 10, começando no versículo 19 – “Portanto, irmãos, tendo ousadia para entrar no santo dos santos pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um sumo sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos com um verdadeiro coração, em plena certeza de fé, tendo os nossos corações purificados da má consciência e os nossos corpos lavados com água pura.” Observe as próximas palavras –

“Mantenhamos firme a confissão da nossa esperança sem vacilar.” Hebreus 3:1 diz: “Jesus é o sumo sacerdote da nossa confissão.

” Hebreus 4:14 diz: “Mantenha firme a sua confissão.” Mas Hebreus 10:23 diz: “Mantenha-se firme, sem vacilar.” O que isso lhes diz? Quando você está em um avião, e dizem: “Apertem os cintos.” O que você espera? Turbulência, isso mesmo.

Quando a palavra de Deus diz: “Faça a confissão. Segure firme a confissão e segure firme, sem vacilar”, é como se Deus dissesse: “Apertem os cintos, porque haverá turbulência.” Não deixe que isso faça com que você desaperte o cinto de segurança.

Provisão do Sangue de Jesus: Acesso

Faça a confissão certa, mesmo quando parece totalmente contrário a tudo ao seu redor. A palavra de Deus é verdadeira. Vocês notarão que temos acesso ao que há de mais sagrado por um novo e vivo caminho. Volte por um momento à cena de Levítico 16, onde o sumo sacerdote entrava uma vez por ano. O que ele fazia? Ele entrava com o incensário cheio de incenso, lançando uma nuvem perfumada que cobria o propiciatório.

Isso é adoração. Mas ele também entrava com o sangue do sacrifício, e o aspergia sete vezes entre o véu e o propiciatório: uma vez, duas vezes, três vezes, quatro vezes, cinco vezes, seis vezes, sete vezes. E então ele espalhava no lado leste, na parte alta do propiciatório.

E quando o escritor de Hebreus diz que temos ousadia através do sangue de Jesus por um novo e vivo caminho, ele está pensando naquela aspersão sétupla do sangue, e no sangue no propiciatório. Podemos nos aproximar do trono do Deus todo-poderoso e do lugar mais sagrado do universo com ousadia, por causa do sangue de Jesus. Nós temos acesso. Vencemos Satanás pelo sangue do cordeiro e pela palavra do nosso testemunho.

Amém!