A Influência é muito poderosa. Você sempre estará sujeito a um número sem fim de influências, conscientes e inconscientes. Mas também, você é uma influência para alguém. 1 Coríntios, capítulo 15, versículo 33, que diz assim: ‘Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes’.
Então, isso é um princípio espiritual e não adianta você pensar: Comigo que vai ser diferente! Está escrito na palavra de Deus que se você se expõe a más conversações, o seu coração acabará por ser corrompido por causa da influência à qual você se sujeitou devido às conversas às quais você rendeu seus ouvidos.
Em Provérbios, capítulo 13, versículo 20, diz que ‘O companheiro dos sábios será sábio, mas o que anda com insensatos será mal ou será corrompido’. Estes textos falam-nos das influências às quais nós nos sujeitamos. Na verdade, você não é obrigado a estar sujeito a qualquer influência que surge. É uma escolha sua, é uma opção que você faz se sujeitar a elas ou não.
Como você se sujeita? Basta andar junto. Não tem como você acompanhar alguém que é delinquente, que fala palavrões ou que está sempre a falar de desgraças, morte, miséria e problemas, etc. Não tem como você acompanhar essa pessoa e achar que aquilo que ela faz ou que ela diz, o seu estilo de vida, não vai influenciá-lo.
A escritura diz que se você anda junto, aquele cheiro vai ficar em você , e aquela influência vai acabar por mudar a sua maneira de pensar, de falar, de agir, e sem se dar conta, você começa a manifestar o mesmo comportamento daquela pessoa. Esse é o poder de andar juntos.
A Influência de Pessoas no seu Futuro
O seu futuro está ligado a outras pessoas. Aquilo que Deus quer que você faça, o propósito de Deus para a sua vida, não será para você realizar sozinho. Ninguém na Bíblia fez isso. Ninguém se enviou, assim mesmo, ninguém se ungiu a si próprio, ninguém se enviou, ou se levantou como líder, como sacerdote, como rei, como profeta, ou como juiz.
Sempre houve parte de um terceiro envolvido, vamos dizer assim, no destino dessa pessoa. Então, é bom que você comece a compreender que o propósito de Deus para a sua vida não é para você realizar sozinho. Você não tem tudo.
Pode parecer estranho dizer isso, mas é o que vemos na Bíblia. Você não tem tudo para cumprir o propósito de Deus. Ao longo do caminho, Deus vai trazer pessoas, vai juntar pessoas, cuja influência vai contribuir para você ser e fazer o que Deus chamou para você ser e fazer. Vamos começar por ver alguns exemplos disso de que Deus depositou parte do seu propósito na vida de outras pessoas.
Êxodo, no Capítulo 4 e versículos. Versículo 10 diz assim: ‘Então, disse Moisés ao Senhor: ‘Ah, Senhor, eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste ao teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.’
Então, diz o Versículo 14 que a ira do Senhor se acendeu contra Moisés e disse: ‘Não é Arão, levita, o teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente. Ele sairá ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração’.
Moisés reclamou com Deus para fugir da responsabilidade que Deus estava atribuindo ao propósito divino na vida dele. Ele reclamou dizendo que não era eloquente. Há 40 anos fora do Egito, ele esqueceu o egito. Então, Deus disse: ‘Eu vou juntar Arão a ti. Ele sim, ele fala fluentemente do egípcio e ele vai te ajudar.’
Então, o que seria de Arão sem Moisés? Um escravo no Egito. Mas, com Arão Moisés, também pôde cumprir o propósito de Deus. Por outras palavras, podemos dizer que, apesar de Moisés ter sido chamado por Deus para libertar o povo do Egito, ele não tinha tudo o que ele precisava.
E lembre-se que Deus podia colocar Moisés a falar o egípcio fluentemente. Foi Deus que inventou aquela língua. Mas Deus não fez. Deus juntou outra pessoa que tinha o que faltava a Moisés para cumprir esse propósito.”
A Influência e o Aperfeiçoamento
Quando Deus nos quer aperfeiçoar, ele nos associa com alguém também. Todos nós precisamos do aperfeiçoamento e a influência de outra pessoa que Deus junta a nós, ou que nos juntamos a ela, contribui para essa perfeição.
Veja: Deus deu Eliseu a Elias. O que seria de Eliseu sem Elias? Um lavrador. O que seria de Elias sem Eliseu? Um profeta sem sucessor. O que seria de Noemi sem Rute? Uma viúva sem filhos. A influência de uma pessoa sobre a vida da outra muda destinos.
“O sentido original de Mateus 7, versículo 6, é este: nunca invistam uma quantidade demasiada de tempo, energia ou dinheiro em pessoas que pouco se importam com o que vocês estão a fazer por elas. Eu digo-vos que não partilhem as vossas pérolas, aqueles preciosos detalhes, experiências e partes da vossa vida que vos custaram tanto, com pessoas que agem como porcos ingratos. Não deem as suas pérolas a porcos.
Quando Deus nos associa à vida de alguém, nós precisamos rever a nossa atitude. Olha o contraste de Eliseu na vida de Elias e de Geazi na vida de Eliseu.
Eliseu serviu Elias, lavava os pés dele, e provavelmente cuidava da alimentação do profeta. Agora, veja Geazi na vida de Eliseu. Quando Eliseu recusou os tesouros de Naamã, Geazi foi atrás e mentiu, dizendo que Eliseu mudou de ideia e já queria os seus tesouros. E por causa disso, a lepra de Naamã pegou em Geazi.
Então, precisamos rever as nossas atitudes quando estamos debaixo da influência de alguém ou somos influência para alguém. Sirva com o coração, seja fiel, como se o que você está a fazer agora fosse tudo o que Deus tem para a sua vida.
A sua liderança, chaves para a transferência do que Deus tem para acrescentar na sua vida, o respeito, a honra, a fidelidade, a entrega, fazem com que o que está sobre a vida da outra pessoa que tem influência sobre você venha sobre a sua vida, como aconteceu na vida de Eliseu e Timóteo.
A Influência e a Crítica
Agora, quando Deus nos associa a pessoas para nos abençoar, e começamos a criticar as pessoas que Deus juntou a nós para nos abençoar. Começamos a falar mal delas. Na verdade, estamos a contribuir para anular o que Deus queria fazer na nossa vida.
Então, precisamos discernir quem são as pessoas que Deus juntou a nós, quem são as pessoas que nós juntamos, e quem são as pessoas que o inimigo trouxe também. E com cada uma delas, você precisa ter uma atitude diferente.
Você precisa se expor a influência daquelas pessoas que Deus traz, mas afasta-se das pessoas que Deus não trouxe. E por fim, há um ditado que diz: ‘Se queres chegar rápido, vai sozinho. Mas se queres chegar longe, escolhe uma boa companhia.
O mesmo acontece na caminhada cristã. A caminhada cristã não é comparada a uma corrida de 100 metros de velocidade. A caminhada cristã, é comparada a uma maratona, uma corrida de Endurance. Você precisa gerir as suas forças.
Conclusão
Precisamos escolher as companhias que nos ajudam a chegar a Deus e não que nos afastam dele. Precisamos escolher companhias que nos ajudam a ser mais parecidos com Jesus, ainda que algumas vezes não nos agradem porque temos que ser corrigidos, chamados atenção, confrontados com a necessidade de mudança numa ou noutra área.
Mas lembre-se, quando você se expõe a essa influência, você está debaixo da influência divina para sua vida, para que você cumpra o propósito que ele tem para você. Então, não pense que só porque Deus trouxe pessoas são as pessoas que vão dar tapinhas nas costas, e vão sempre te elogiar.
Cuidado, na verdade, cuidado com essas pessoas, podem ser uma má influência para você. Todos reconhecemos que precisamos mudar em algumas áreas, então aceite, receba a influência daquelas pessoas que têm autoridade para lhe dizer isso.”