Desculpas para Deus
Falaremos um pouco sobre este tema tão interessante: desculpas para Deus. E eu quero começar lendo Hebreus: 5:4, está escrito: “Ninguém pois toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como também aconteceu com Arão”.
Fala sobre o sacerdócio, o ministério sacerdotal no Novo Testamento. Poderíamos incluir aqui todo aquele que é chamado ao Ministério, não só como Profeta, Evangelista, Pastor, mas também em ministérios de socorros, de ajudas, enfim, de uma maneira geral, todos quando são chamados ou convidados por Deus para fazer algo na sua igreja local ou algo em prol do Reino de Deus.
Um fenômeno interessante que acontece quando alguém ouve a palavra de Deus: o efeito que a palavra de Deus causa no coração dos homens. Veja, para aqueles que ouvem a palavra de bom grado, ela entra em seus corações. O ambiente certo para poder produzir o seu fruto. Mas, para aqueles que ouvem de má vontade, a mesma palavra que alguns libertou, a este endurece-lhes o coração. Não é curioso?
Arqueólogos descobriram em um túmulo e em ruínas romanas de dois mil anos atrás: sementes de Tamareira. E semearam essas sementes no ambiente certo, com fertilizantes, regaram e seis dessas sementes produziram a Tamareira.
Não é curioso que, por dois mil anos, aquelas sementes estiveram no barro, dentro de um túmulo ou enterradas em ruínas, e não produziram absolutamente nada, mas quando foram colocadas no ambiente certo, elas produziram a sua espécie? O mesmo acontece com a palavra de Deus.
A Palavra de Deus, a Bíblia, são letras impressas em papel, não tem nada de especial, é um livro como outro qualquer nesse sentido, mas quando você pega naquelas palavras, as coloca em seu coração em seu espírito, elas revelam a vida que têm e a palavra de Deus vai produzir o seu fruto.
Quando ouvimos a palavra de Deus com coração aberto, ela entra em nosso coração e produz o seu fruto, transforma nossa vida. Mas, quando ouvimos de má vontade, quando rejeitamos o que estamos ouvindo, nosso coração fica endurecido e, embora estejamos ouvindo a palavra, ela não produzirá fruto algum em nossa vida.
Agora, é do nosso coração que sai o zelo ou o desprezo por servir a Deus. Veja, falando ainda disso, só quero deixar aqui um exemplo: Faraó, quando ouviu a palavra de Deus, endureceu o seu coração.
Desculpas diante do Chamado